Existem no mundo muitos tipos de radioamadores, aqueles que procuram ter uma estação de radiocomunicação com intuito de adquirir conhecimento em diversos ramos da ciência, pois, para se ter uma estação de rádio é necessário dominar diversos ramos do conhecimento tecnológico e científico, alguns são: a Eletricidade, a Eletrônica, a Mecânica, incluindo a Matemática e a Física em modo geral, para os aficcionados em comunicados a longa distância, chamados de DX, destacam-se o conhecimento da Meteorologia, da Astronomia, além de conhecimentos de Geografia, dentre outros ramos do conhecimento. Muitos profissionais das mais diversas áreas nasceram a partir de estudos feitos no radioamadorismo.
A oportunidade de se comunicar com outros colegas radioamadores de todas as partes do mundo por meio de uma estação de rádio traz muitas alegrias, por permitir a integração entre pessoas de diversas culturas e países.
O principal objetivo do radioamador é o aprimoramento de sua estação de rádio através da melhoria constante de seus equipamentos e antenas, o radioamador utiliza as ondas de rádio como meio de propagação de seus comunicados, bem como o estudo da propagação de ondas no espaço, a reflexão ionosférica, reflexão lunar, estudos do espectro de radiofreqüência em geral, aspectos geográficos em radiocomunicação.
Distribuídos por todo o mundo, até 2004 havia mais de 3 milhões, sendo 50% nos Estados Unidos da América. Os radioamadores desempenham um serviço que a legislação internacional define como sendo de auto-aprendizagem, intercomunicações e pesquisas técnicas, realizadas por pessoas devidamente autorizadas, que se interessam pela radiotécnica com objetivos estritamente pessoais, sem fins lucrativos.
Contribuições dos radioamadores
No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início, se não fossem as técnicas desenvolvidas pelos radioamadores a internet, por exemplo, não existiria, ou demoraria muito mais para ser desenvolvida. Outros avanços que ocorreram graças ao radioamadorismo foram na área da radiocomunicação, como a telefonia celular, o Radar, o sistema de transmissão de dados viamicroondas e até mesmo o sistema de fornos de microondas.
Os sistemas de telefonia celular partem do mesmo princípio das estações repetidoras que são utilizadas pelos radioamadores, este sistema trabalha em duas frequências diferentes (600 kHz para a faixa de 2 metros), uma para recepção e outra para a transmissão, só que as estações que fazem esta função na faixa de radioamador utilizam uma freqüência por vez (sistema simplex) ao passo que as destinadas à telefonia celular utilizam duas ao mesmo tempo (sistema duplex oufull-duplex), uma para quem fala e outra para quem escuta. Obviamente que hoje as famosas ERBs (Estação Radio Base) de telefonia celular utilizam um sistema muito mais evoluído que o descrito, porém a essência do funcionamento é o mesmo.
O Radioamador é a pessoa habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de rádio, nas freqüências delimitadas pelos órgãos governamentais competentes para tal, no Brasil está a cargo da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, seguindo padrões mundias da UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.
[editar]Repetidoras
Uma repetidora consiste de um sistema eletrônico que recebe sinais fracos e ou de baixa altitude e retransmite de um local, geralmente mais alto, e com mais potência. Desta forma o sinal pode cobrir distâncias maiores sem perder a qualidade.
O termo repetidora se origina da telegrafia e se refere a um sistema eletro-mecânico usado para regenerar sinais telegráficos. O uso deste termo também é válido na comunicação telefônica e de dados.
Radioamadores famosos
- Akio Morita - Fundador da Sony - JP1DPJ- Silent Key
- Alexandre Dezem Bertozzi - Eng. Eletro-Eletrônico e Professor altamente conceituado - PU4ADB
- Amyr Klynk - Navegador famoso - PY2KAK
- Anastasio Somoza - Ex-Presidente da Nicaragua - YN1AS - Silent Key
- Arthur Collins - Fundador da Collins Radio - W0CXX - Silent Key
- Barry Goldwater - Senador – W7UGA - Silent Key
- Bhumiphol Adulayadej - Rei da Tailandia - HS1A
- Blaine Hammond - Astronauta - KC5HBS
- Carlos Meném - Ex-Presidente da Argentina - LU1SM
- Chet Atkins - Guitarrista - WA4CZD- Silent Key
- Curtis LeMay - General SAC USAF – W6EZV - Silent Key
- Dennis Tito - Primeiro Turista no Espaço - KG6FZX
- Dirk Frimouth - Astronauta - ON1AFD
- Emile Lahoud - Ex-Presidente do Libano - OD5LE
- Francesco Cossiga - Ex-Presidente de Italia - I0FCG
- George Patacki - Governador do Estado de Nova Iorque - K2ZCZ
- Gregiore Kaylbanda - Ex-Presidente do Rwanda - 9X1A
- Hassan II - Rei de Marrocos - CN8MH - Silent Key
- Helen Sharman - Astronauta - GB1MIR
- Howard Hughes - Piloto, Bilionário Excentrico - W5CY- Silent Key
- Hussein Talal - Rei da Jordania - JY1 - Silent Key
- Jerry Linenger - Astronauta - KC5HBR
- Joe Walsh - Guitarrista - Eagles - WB6ACU
- Joseph Taylor Jr. - Premio Nobel da Fisica '1993 - K1JT
- Juan Carlos de Borbon - Rei de Espanha - EA0JC
- JUSCELINO KUBITSCHEK - EX-PRESIDENTE DO BRASIL - PY1JKO - SILENT KEY
- Keizo Obuchi - Ex-Primeiro Ministo do Japão - JI1KIT
- Laszlo Goldner (Lima Golf) - Refugiado da Segunda Guerra Mundial - PY2LG
- Mamoru Mohri - Astronauta - 7L2NJY
- MARCOS CESAR PONTES - 1º Astronauta Brasileiro - PY0AEB
- Marlon Brando - Actor - FO0GJ
- Maximiliano Kolbe - Martir - Santo da Igreja Católica - SP8RN - Silent Key
- Noor Hussein - Rainha da Jordania - JY1NH
- Owen Garriot - Astronauta - W5LFL
- Patty Loveless - Cantora Country - KD4WUJ
- Paul Tibbets - Piloto do "Enola Gay" - K4ZVZ
- Priscilla Presley - Actriz- N6YOS
- Qaboos Bin Said Al-Said - Sultão de Oman - A41AA
- Rajiv Ghandi - Ex-Primeiro Ministo da India - VU2RG - Silent Key
- Reinaldo Leandro - Membro do Parlamento Andino - YV5AMH
- Roger Mahony - Cardeal da Diocese de Los Angels - W6QYI
- Sako Hasegawa - Fundador da Yaesu - JA1MP - Silent Key
- Scott Redd - Almirante Ex-Comandante 5ª Esquadra USN – K0DQ
- Steve Wozniak - Fundador da Apple - WA6BND
- Thor Heyerdahl - Membro da Expedição Kon Tiki - LI2B - Silent Key
- Tokuso Inoue - Foundador da Icom - JA3FA
- Ulf Merbold - Astronauta - DP3MIR
- Walter Cronkite - Jornalista - KB2GSD - Silent Key
- William Halligan Sr. - Fundador da Hallicrafters Co - W9WZE - Silent Key
- Yuri Gagarin - Cosmonauta - UA1LO - Silent Key
"Silent Key" é um eufemismo utilizado pelos Radioamadores e significa "falecido".
Calamidades Públicas
Num país de dimensões continentais como o Brasil, a necessidade de sistemas de comunicação instantânea não convencional é de extrema importância. Por este motivo foi criada uma rede de radioamadores para prevenir e procurar auxiliar os órgãos oficiais de salvamento, resgate e prevenção à calamidades. Esta se chama"RENER", que é a abreviação de "Rede Nacional de Emergência de Radioamadores" voluntários.
[editar]Quem realiza o Serviço de Radioamador
De acordo com texto traduzido do inglês, o (sic)...Radioamador é o cidadão que se interessa pela radiotécnica, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a intercomunicação, a instrução pessoal e os estudos técnicos.
E ainda conforme as páginas da Anatel: O Serviço de Radioamador é um serviço de radiocomunicações, realizado por pessoas autorizadas, que se interessem pela radiotécnica, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a intercomunicação, a instrução pessoal e os estudos técnicos, sendo vetado a utilização para outros fins.
No Brasil e em todos os países do mundo é vetada a utilização do serviço de radioamadorismo para outros fins que não os descritos acima.
O serviço de radioamador no Brasil é concedido pelo governo à pessoas habilitadas e concursadas. Portanto, para ser radioamador, o cidadão deve ser autorizado pelo Governo Federal.
[editar]Habilitação ao Serviço de Radioamador
A estação de radiocomunicação consiste basicamente num equipamento de radiocomunicação, linha de transmissão e antena. Para que o cidadão possa ter um sistema destes em sua casa, é necessário ser radioamador, ou operador de estação de rádio-cidadão.
No primeiro caso é necessário a habilitação de radioamador. Para ser portador desta existem uma série de procedimentos burocráticos que devem ser observados e seguidos, pois a responsabilidade de se operar uma estação de rádio de grande potência, alcance, e múltiplas freqüências de operação com possibilidade de interferências inclusive em serviços públicos e de segurança é grande.
A autorização para a execução do serviço de radioamadorismo concedida pelo Governo Federal é precedida de provas executadas pelo candidato onde são avaliadas suas capacidades operacionais, seus conhecimentos da legislação das telecomunicações, de ética operacional, além da suas capacidades técnicas, no manuseio e conhecimento teórico de rádio transceptores, equipamentos, antenas e afins.
O exame de avaliação é promovido por uma entidade não governamental e representativa dos radioamadores perante o Governo Federal chamada Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão - LABRE ou ainda diretamente na Anatel. Quem elabora e fiscaliza os exames é a Anatel, a aplicação das provas pode ser feita tanto na LABRE como na Anatel.
[editar]Classes de Radioamadores
Maiores de 10 anos aprovados nos testes de:
- Técnica e Ética Operacional
- Legislação de Telecomunicação
[editar]Técnica e ética operacional
Um único teste com 20 perguntas sendo 10 perguntas por matéria, o índice de aprovação será de 70%, ou seja, 14 respostas certas.
[editar]Legislação de telecomunicação
Um único teste com 20 perguntas, sendo que o índice de aprovação será de 70%, ou seja, 14 respostas certas.
Os testes de técnica e ética operacional bem como Legislação de Telecomunicação, serão aplicados da mesma forma das classes anteriores, com os mesmos percentuais de aprovação, no entanto com as alterações abaixo:
Na prática, segundo interpretação dada pela ANATEL à Norma aprovada pela Resolução nº 449/2006, não vem sendo aplicadas provas de Legislação e Técnica e Ética Operacional para promoção do Radioamador Classe "C".
[editar]Recepção auditiva e transmissão em código morse
Textos em linguagem clara com 87 caracteres (letras, sinais e algarismos), com duração de. prova em 5 minutos. Serão transmitidas 125 caracteres em 5 minutos, sendo requerido para aprovação a correta transmissão/decodificação de 87 caracteres.
[editar]Radioeletricidade
Um único teste com 20 perguntas, sendo o índice de aprovação de 50%, ou seja, 10 respostas certas.
Observação:
Aos menores de 18 anos existe uma carência de dois anos a contar da data de expedição do certificado de operador de estação de radioamador classe C ou D. No entanto pode-se fazer o teste de avaliação antes do término do prazo, pois o mesmo tem validade de um ano. Aprovado terá de aguardar este prazo.
O teste de Técnica e Ética Operacional bem como Legislação de Telecomunicação, serão aplicados da mesma forma das classes anteriores, no entanto com os percentuais de aprovação alterados para 80%, ou seja, 16 respostas certas.
Na prática, segundo interpretação dada pela ANATEL à Norma aprovada pela Resolução nº 449/2006, não vem sendo aplicadas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, bem como CW para promoção para Classe "A", limitando-se o teste a Radioeletricidade - "Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade", sendo exigido 70% de aproveitamento, consoante Documento expedido pela ANATEL denominado "Procedimentos de Teste de Comprovação de Capacidade Operacional e Técnica".
[editar]Radioeletricidade
Os testes serão aplicados da mesma forma das classes anteriores, no entanto com os percentuais de aprovação alterados para 70%, ou seja, 14 respostas certas.
[editar]Recepção auditiva e transmissão de sinais em código morse
Os testes serão aplicados da mesma forma das classes anteriores, no entanto com os percentuais de aprovação alterados para 180 caracteres (letras, sinais e algarismos), duração da prova – 5 minutos. A ANATEL não vem exigido CW para promoção para Classe "A"
Observação:
Carência de um ano a contar da data de expedição do certificado da Classe B para habilitação para classe A, no entanto podemos fazer os testes de avaliação a qualquer momento, pois o mesmo aprovado tem validade de um ano.
[editar]Autorização de Licença
A Licença para operar o serviço de radioamador é liberada para os maiores de dez anos desde que seus pais ou tutores se responsabilizem pelos seus atos e omissões.
Para os radioamadores portugueses é liberada a licença após obterem o reconhecimento de igualdade de seus direitos e deveres em relação aos brasileiros.
[editar]Radioamador estrangeiro
Uma vez radioamador em seu país de origem, o estrangeiro poderá solicitar ao governo brasileiro a execução do serviço no país. As condições para tal são a existência de acordo internacional de reciprocidade de tratamento entre o Brasil e o país de origem do candidato, a apresentação de documentos que equivalem às licenças brasileiras e que não tenham prazo de validade vencido, passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro com prazo de validade normal e a apresentação do CPF em situação regular.
A liberação do licenciamento para radioamadores estrangeiros se dá após o reconhecimento de reciprocidade de tratamento acordado entre o Brasil e os países destes.
Os Radioamadores funcionários estrangeiros de organismos internacionais dos quais o Brasil também participa, recebem a licença quando solicitada se estiverem prestando serviços em solo brasileiro.
Ao estrangeiro não é permitido prestar exames de habilitação para radioamador.
[editar]Licença de Funcionamento
A licença de funcionamento de uma estação de radioamadorismo, é o documento que libera o uso e instalação da estação transceptora ao detentor do Certificado de Operador de Estação de Radioemissão, podendo este ser pessoa física ou ainda entidades de ensino, associações de radioamadores, etc.
O indicativo de chamada será determinado pela classe a que pertence e a unidade federativa em que o Radioamador reside.
A validade da licença de funcionamento é por dez anos. Os tipos de estação são: fixa, móvel, fixa tipo 2, repetidora sem e com conexão com a rede telefônica pública. Podendo ainda solicitar estações eventuais e especiais com prazo máximo de 30 dias de utilização para participar de eventos, comemorações e contestes.
Ao radioamador é permitido apenas uma estação fixa em cada unidade da Federação. A móvel não tem limite.
O COER, Certificado de Operador de Estação de Radioamador, é a habilitação do responsável pela estação de radioemissão-recepção. O documento é necessário estar sempre com seu titular no momento da operação de uma estação de radioamadorismo.
Por se tratar de serviço de utilidade pública, em ocasiões excepcionais, as freqüências podem ser solicitados para ser utilizados como reserva técnica para aDefesa Civil, Corpo de Bombeiros, etc. Com o final da Ditadura Militar, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988, o radioamador não é obrigado a ceder equipamentos para quaisquer órgãos de repressão de forma injustificada, podendo os responsáveis serem processados e presos em caso de submeter o cidadão a situação vexatória.
O único órgão responsável pela habilitação, homologação, fiscalização e legislação das estações de radioamador no Brasil é a Anatel.
[editar]Patrono do Radioamadorismo Brasileiro
Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, morreu em 30 de junho de 1928, teve formação eclesiástica em Roma, ordenado sacerdote em 1886, voltou para o Brasil e desempenhou atividades religiosas até a sua morte, em Porto Alegre. Em Roma iniciou seus estudos de física eeletricidade. No Brasil, como autodidata continuou seus estudos culminando na invenção do tel
quase comprei dum radio ph60 para iniciar em radio escuta, por julgar os produtos PHILCO de boa qualidade, mas ainda não nenhuma avaliação positiva desse radio para escutas.
ResponderExcluirom ondas curtas é um rádio muito bom com ótima rejeição a imagens espúrias.
ResponderExcluirum dos melhores radios comercializados no Brasil, importado da China, sendo que este modelo é o Degen de312, a Philco apenas emprestou a marca.
ResponderExcluirbom em AM, excelente em OC e péssimo em FM.
Não me agradou, ruim em AM e OC.
ResponderExcluirLevando em consideração o preço e o tamanho, é um excelente aparelho para um DX iniciante. bom e AM e OC . Já o FM ficou um pouco espremida pelo fato da faixa iniciar em 70 Mhz para pegar TV. não chego a passar raiva para achar uma rádio da região. Para dizer que é ruim, é covardia comparar com um DEGEN, REDSUN, SONY de 300, 500 ou 1000 reais. Eu gosto de rádio e tenho aparelho caro também. mas não dispenso um radinho mais simples e pequeno. Mais Pratico conforme a ocasião.
ResponderExcluirgostei muito do rádio.é o mesmo que o degen 312 japones ,o qual é bem mais caro.é um radinho legal .tenho vários rádios de 400,00 ,600,00 e 2.500,00 ,mais desse tamanho é o primeiro .eu achei o máximo.
ResponderExcluir